Um funil de vendas marketing digital, também chamado de “processo de vendas”, representa toda a jornada do cliente. Seria útil imaginar um funil típico ao falar sobre um funil de vendas.
Em um funil de vendas, uma pessoa começa como visitante no topo de seu funil. Depois de passar por uma série de interações com você, ele termina na parte inferior do seu funil e se torna um cliente real.
Aqui está uma explicação mais detalhada das três partes do funil ….
Topo do funil: esse estágio do funil representa o primeiro encontro de pessoas com sua marca. Eles estão simplesmente procurando informações on-line até desenvolverem o conhecimento do conteúdo de seu site, publicação em mídia social ou publicação de convidado.
Meio Funil: Aqui, você está tentando aquecer seus clientes em potencial. Você deseja inserir o valor do seu produto ou serviço oferecendo livros eletrônicos gratuitos, estudos de caso e enviando e-mails a eles.
Parte inferior do funil: Este é o último estágio em que uma compra é feita. Para que os clientes em potencial se tornem clientes, você precisa mostrar a eles o conteúdo que fecha o negócio. Podem ser seminários on-line, vídeos de treinamento e ofertas ainda mais específicas.
O que é o mapeamento de funil e por que é importante?
Você pode supor que um funil de vendas tenha uma trajetória linear com base no diagrama do funil de vendas, como mostrado acima.
Na verdade, o funil moderno não é tão simples.
Os consumidores são bombardeados com informações. Quando as pessoas encontram seu produto, elas podem tentar encontrar outras opções primeiro.
Às vezes, leva semanas e até meses para que as pessoas retornem ao seu funil e se convertam. As pessoas tendem a verificar o que outros sites em seu nicho também oferecem. Como as coisas podem ficar bastante complicadas com o tempo, seria útil mapear seu funil de vendas.
O mapeamento de funil é a criação de um diagrama ou representação visual do seu funil de vendas. Esse modelo visual apresenta tudo em seu processo de marketing, origens de tráfego, estágios do seu funil, pontos de contato do cliente, páginas de destino e muito mais.
Você precisa de uma ferramenta que o ajude a planejar facilmente seu funil de vendas. As ferramentas de mapeamento de funil são úteis devido aos seus benefícios:
- Ele permite que você faça alterações no seu funil de vendas adicionando ou removendo componentes.
- Se você trabalha com uma equipe, pode compartilhar diagramas para manter todos a bordo.
- Os membros da equipe podem contribuir ativamente para o desenvolvimento do funil.
- Evite perder seu diagrama (porque você escreveu no papel).
- Apresente aos seus clientes um plano profissional do seu funil de vendas e explique-o.
- Mantém suas idéias de funil organizadas e sistemáticas.
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Agora 10 ferramentas de mapeamento de funil a serem consideradas
MindMeister
Mindmeister permite criar mapas mentais de qualquer coisa. Se o seu funil de marketing atual tiver muitas partes móveis, essa ferramenta organizará suas idéias.
Por que você vai interessar:
- Modelos já preparados e personalizáveis
- Crie um funil de vendas do zero
- Escolha entre formas, cores e fontes exclusivas
- Carregue suas próprias imagens
- Colabore com toda a sua equipe
- Deixar comentários
- Compartilhe seu funil de vendas com suas plataformas sociais
- Versão gratuita: Sim
Funnelytics
O Funnelytics é a solução ideal se você deseja projetar seus funis com mais rapidez e eficiência
Essa ferramenta elimina o que um vendedor consideraria um incômodo: decidir quais formas, cores e rótulos representam melhor as peças do funil de vendas.
Por que você vai aproveitar:
- Ícones específicos de fontes de tráfego, páginas e canais offline
- Um cofre que contém modelos gratuitos para se inspirar
- Modelos premium são modelados a partir de campanhas bem-sucedidas
- Compartilhe seu funil com seu público
- Versão gratuita: Sim
Google Drawings
O Google Drawings é o software de diagramação do Google. É a maneira mais básica de começar a trabalhar de graça, desenhando um funil de vendas.
Você pode executar funções simples, como escolher formas, cores e setas, além de adicionar texto.
Por que você vai gostar:
- Colabore com os membros da sua equipe
- Deixar comentários
- Carregue suas próprias imagens
- Adicione links para complementar as seções com mais informações.
- Compartilhe seu funil com seu público
- Versão gratuita: Sim
Sketchfunnels.io
O Sketchfunnels.io é um software baseado na Web que permite desenhar instantaneamente seus funis com a funcionalidade de arrastar e soltar.
Existem várias opções para apresentar seu funil de vendas da maneira mais bonita possível.
Por que você vai gostar:
- Ícones específicos para páginas de destino, páginas de vendas, páginas de pedidos, páginas de seminários on-line, páginas de lançamento, páginas afiliadas, fontes de tráfego e métodos de rastreamento.
- Crie modelos que você pode reutilizar no futuro
- Redimensionar, adicionar texto e arrastar e soltar ícones
- Exporte seus esboços
- Compartilhe seus esboços com outro membro.
- Versão gratuita: Sim
Lucidchart
O Lucidchart é para o vendedor que concorda com uma ferramenta de mapeamento de funil que inclui formas, linhas e etiquetas padrão.
Mas o que destaca o Lucidchart é que ele é colaborativo e tem muitas integrações.
Por que você vai adorar:
- Adicione links para complementar as seções com informações adicionais.
- Proteja seus diagramas com uma senha
- Exporte seus funis de vendas
- Integrações com as melhores aplicações (Dropbox, Slack, Amazon Web Services, etc.)
- Interface simples
- Verificar erros ortográficos
- Versão gratuita: Sim
Funnel Flows
É uma ferramenta dedicada à criação de funis de vendas. Esteja você apresentando funis para sua equipe ou seus clientes, essa ferramenta garante que seus esboços pareçam profissionais e personalizados.
É muito intuitivo e amigável, mesmo para quem o usa pela primeira vez.
Por que você vai adorar:
- Ícones específicos para origens de tráfego, páginas de entrada, páginas de vendas, páginas de seminários on-line, páginas de pedidos e muito mais.
- Formulários básicos e avançados
- Adicione links para complementar as seções com informações adicionais
- Carregar imagens
- Escolha cores muito específicas para suas formas, texto e plano de fundo
- Novos itens adicionados
- Versão gratuita: Sim
Sketchboard.io
O Sketchboard.io é uma ferramenta de diagramação projetada para equipes. Seus ícones incompletos que adicionam estilo ao seu trabalho certamente capturam sua atenção
Sua equipe pode desenhar o funil exato com base em suas idéias, graças à versatilidade dessa ferramenta.
Por que você vai adorar:
- Mais de 400 formas para escolher
- Veja o esboço dos membros da sua equipe em tempo real
- Deixar comentários
- Backups diários
- Crie várias placas
- Integra-se com Slack, GitHub, Google Drive, HipChat e Flowdock
- Desenho à mão livre
- Versão gratuita: Sim
Creately
É uma boa alternativa ao Microsoft Visio se você deseja um aplicativo acessível para planejar seu funil de vendas.
Os usuários conhecidos do Creately incluem PayPal, National Geographic e Adobe.
Por que você vai adorar:
- Milhares de modelos
- Permite colaboração em equipe
- Desenhe formas e conecte linhas mais rapidamente
- Temas e cores personalizados
- Ver o histórico de todas as alterações
- Gerenciar e acessar seus esboços em um dispositivo móvel
- Trabalhar offline
- Versão gratuita: Sim
Caccoo
É outra ótima alternativa ao Visio. Como criador de diagramas on-line, permite criar, salvar e compartilhar seus diagramas em tempo real.
O Caccoo possui tantos modelos que seria impossível para você não criar o funil de vendas perfeito para seus objetivos e público.
Por que você vai adorar:
- Compartilhe e colabore com sua equipe e seus clientes
- Ver o seu histórico de revisões
- Exporte seus diagramas – SVG, PDF, PPT, PostScript, PNG
- Verificar notificações de atividade
- Múltiplas formas, linhas, cores e objetos
- Deixar comentários
- Versão gratuita: Sim
Geru
Você tem uma campanha em mente e deseja visualizar seu tráfego, benefícios e taxa de conversão em potencial?
O Geru é único porque não apenas permite mapear seus funis, mas também calcula os números em seus funis.
Por que você vai adorar:
- Gere relatórios para uso pessoal ou para mostrar aos seus clientes
- Calcule qualquer coisa: custo por clique, valor da vida útil e muito mais.
- Com mais de 30 planos de funil de vendas
- Tutoriais em vídeo completos para iniciantes
- Função arrastar e soltar
- Você pode adicionar seu logotipo
- Versão gratuita: Não
Conclusão
Você já descobriu seu funil de vendas? Por enquanto, você entende como é importante o primeiro ponto de contato que seu cliente tem com você.
Se você está tentando explorar as melhores maneiras de fazer a primeira reunião, uma delas é organizar um concurso de mídia social.
Quando finalmente estiver pronto para planejar seu funil de vendas, não perca nenhuma dessas 10 ferramentas. Deixe-me saber seus comentários se você os usou ou recomendou outra.