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8 maneiras de se tornar viral no Pinterest e obter uma avalanche de tráfego

Muito bem, mãos a obra.

Quem mais gostaria de receber 90.000 visitantes apenas postando uma foto simples? Todos, certo?

A menos que você tenha vivido numa caverna, você provavelmente já ouviu falar da mídia social, Pinterest, um site de favoritos focado em compartilhar fotos interessantes com seus amigos. Você pode até ter ouvido algumas histórias malucas sobre aqueles que começaram um blog e o usaram para levar uma avalanche de tráfego para seus blogs.

Mas você provavelmente está confuso.

Como os blogueiros estão recebendo tráfego do Pinterest? Por que parece que você não está aproveitando ao máximo esse novo site de mídia social? Por que o tráfego que todo mundo está recebendo com o Pinterest passando por você como um trem de carga na noite?

Bem, eu tenho você coberto. Como pesquisei para meu novo livro sobre marketing do Pinterest, pesquisei alguns dos estudos de caso mais bem sucedidos do Pinterest para descobrir exatamente como tudo funciona.

E descobri algumas estratégias interessantes. Neste post, eu escolhi a dedo oito das melhores estratégias para blogueiros, assim como alguns pensamentos sobre como colocá-los em ação, confira as 8 macetes:

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Macete 1: Usar símbolos (badges) fotográficos

Uma das melhores maneiras de reunir os visitantes do seu site é criar “crachás de foto” e usá-los como a imagem em destaque no topo do seu blog.

Dicas para símbolos e textos fotográficos:

  • Use fotos reais – pinos que usam fotos reais como um fundo vai ter mais tração do que aqueles que usam texto sobre um fundo simples
  • Use cores claras e visualmente atraentes (pense em azul claro, rosa ou amarelo) em vez de neutros ou cores escuras.
  • Mantenha seus pinos abaixo de 5000 pixels de altura – quanto mais alto for o pino, mais difícil será para os pinners repiná-lo.
  • Quanto melhor for o título do post do seu blog, melhor será o funcionamento desta técnica. E não tenha medo de adicionar uma ou duas palavras poderosas para despertar a emoção.

Macete 2: Use as imagens no tempo certo

Uma das desvantagens do Pinterest é que os pinos têm uma vida útil curta.

Depois de fixar uma imagem ou vídeo, ele é imediatamente postado nas páginas “Novas” dos seus seguidores. Depois disso, você tem uma janela de tempo muito curta para que ele se torne viral no Pinterest. Alguns dizem que apenas 20-30 minutos.

Isso significa que a esperança é perdida se a sua imagem não se tornar viral imediatamente?

Bem, não inteiramente. Seus pinos ficam visíveis em seus pinboards, e ocasionalmente um deles será pego por outro usuário e pode até ser repinned algumas vezes, enviando-lhe um pequeno fluxo de tráfego.

Ainda assim, a diferença é enorme. Comparado com a quantidade de pessoas que verão a sua imagem quando ela for nova, o número de pessoas que se preocuparão em pegar seus pinos antigos é minúsculo.

Então, você precisa pensar estrategicamente sobre o tempo. Maximize o seu tempo nos holofotes do Pinterest fixando as suas imagens quando o maior número de pessoas as virá.

A estratégia inteligente é olhar para as estatísticas de tráfego do seu próprio blog para ver quando você recebe a maior parte do tráfego de forma consistente, e então planejar a fixação durante esses momentos, porque é quando seu público está navegando na web e é mais provável que espalhe a palavra.

A má notícia?

Não há realmente uma maneira de automatizá-la ainda. Até que o Pinterest libere sua API para desenvolvedores, não é possível desenvolver uma ferramenta de agendamento de pin, então você tem que estar online e pinando durante os “horários de pico” do Pinterest. Desculpe. 🙁

Macete 3: “Pine” Coisas Novas

Os pinners adoram conteúdo novo e original, assim como outros usuários de mídias sociais. Então, ao invés de repelir imagens cansadas de outros usuários, encontre coisas novas na web para fixar.

Seja original. Arrisque. Seja interessante.

Se você fixar novo conteúdo para o Pinterest uma vez por dia, você vai ganhar novos seguidores, e sua plataforma Pinterest vai crescer. E quanto maior for a sua plataforma Pinterest, mais pessoas irão clicar nos links para os posts do seu blog quando você os fixar (e mais tráfego você terá do Pinterest!)

Macete 4: Colete e analise o conteúdo que seja impressionante

Seu trabalho no Pinterest é reunir e exibir conteúdo incrível em seu nicho, e isso faz de você um analista.

No mundo real, analistas profissionais reúnem, organizam e exibem itens para museus e galerias. Seu trabalho como curador online é fazer a mesma coisa para seu público virtual.

Ser um analista de Pinterest significa que você escolhe as melhores imagens e, em seguida, organizá-las de uma forma interessante que beneficia o seu público principal. Em outras palavras, você escolhe todas as melhores imagens relacionadas ao seu tópico e as fixa nas suas pranchas.

Se você fizer um bom trabalho, isso irá ajudá-lo a construir sua autoridade, e as pessoas irão eventualmente olhar para você como a fonte para imagens legais sobre o seu tópico. Quando isso acontecer, você pode apostar que eles voltarão para você de novo e de novo, dando-lhe muitas chances de falar sobre o seu blog.

Então pegue os bens. E então fixe a mercadoria. Porque quando você é um grande analista, seu público vai crescer exponencialmente.

Macete 5: Não prenda suas próprias coisas o tempo todo

Enquanto você está analista, você pode ser tentado a apenas pin imagens de seu próprio site e blog. Você pode querer criar placas que apresentem apenas produtos pessoais ou de afiliados (se você vender produtos) ou posts no seu blog (se você for um blogueiro ou outro criador de conteúdo).

Resista a esse desejo. Resista com todas as suas forças.

Se você apenas fixar suas próprias coisas no Pinterest, você falhará como um pinner. Você nunca vai ver esse fluxo consistente de tráfego alvejado que você anseia.

Algumas pessoas dizem que você deve limitar a quantidade de pinos que apontam para suas próprias páginas de produtos ou posts no blog, alguns especialistas até dizem que uma vez por dia é muito.

Eu não sou um fã de regras arbitrárias como esta, mas acho que você vai saber quando você está fixando suas próprias coisas demais. Você vai se sentir como um idiota. E não vai se sentir bem.

Então siga seu instinto. E não seja um idiota. Continue a postar bom conteúdo de outros lugares, e quando se sentir bem, prenda um de seus próprios posts também. Isso lhe dará muito mais tração do que promover-se constantemente.

Macete 6: De a eles mais do que eles querem

Quer descobrir que imagens e vídeos as pessoas têm estado a fixar a partir do seu site?

Você pode descobrir vendo a página de origem do seu site no Pinterest. Vá a: www.pinterest.com/source/smartblog.com.br para ver sua página de origem.

Precisa de um exemplo? Confira os pinos para este mesmo site: http://pinterest.com/source/smartblog.com.br/

Ao verificar sua página de origem regularmente, você pode ver quais imagens estão ressonando com os usuários do Pinterest. E uma vez que você saiba o que os pinners gostam, dê-lhes mais disso!

Macete 7: Construa sua plataforma

Se você quer grandes quantidades de tráfego do Pinterest, você precisa de muitos seguidores. Obter muitos seguidores por:

  • Pinning um pouco todos os dias, de preferência em horários de pico
  • Seguindo outras pessoas, encontre outros usuários interessantes para seguir, indo para as abas “Popular” ou “Tudo” na sua barra de navegação do Pinterest
  • Coloque seus pinos cruzados no Facebook e Twitter usando as ferramentas de mídia social integradas no Pinterest
  • Mostra alguma personalidade. Você não precisa se ater a imagens e vídeos que se encaixam em seu nicho de blog.

Macete 8: Apresentar / Mostrar Discussões

Pinterest pode ser usado para aumentar a discussão, e vale a pena colocar algum esforço para obter mais comentários em seus pinos. Muitas das incríveis sugestões sobre como obter mais comentários em seu blog também são aplicáveis no mundo do Pinterest. Lembre-se de responder aos comentários que você recebe, fazer perguntas fáceis de responder.

Macete EXTRA: Organize sorteios que geram valores

Você pode exagerar nos sorteios no Pinterest, assim como em outros sites de mídia social. E algumas pessoas podem criticá-lo por “comprar” seguidores usando sorteios.

Mas eu acho que você pode fazer um concurso de Pinterest que não seja uma porcaria. Feito bem, os concursos no Pinterest podem criar buzz para o seu negócio E ser emocionante e interessante para os participantes do concurso, também.

Como Organizar sorteios de forma correta:

  • Peça aos seus seguidores e leitores para criarem quadros de avisos baseados em um tema que você selecionar.
  • Mantenha-o simples. Não peça aos participantes do sorteio que façam cinco coisas diferentes para entrar. Faça-o um processo de dois passos: Crie um quadro, e fale sobre esse quadro (seja no Twitter, e-mail ou comentário no blog)
  • Certifique-se de que você soletra as regras claramente no seu blog. Em seguida, link para esse post no blog em um fórum Pinterest concurso dedicado.
  • Abra e feche seu concurso a tempo.
  • Faça um grande negócio ao anunciar o vencedor. Você quer que essa pessoa tenha muita imprensa boa, então publique o quadro de vencedores no seu blog, fale sobre isso no Twitter e no Facebook, e faça um grande alarido sobre isso no Pinterest. Quanto mais você divulgar o seu concurso E o vencedor, mais pessoas provavelmente participarão do seu próximo concurso.
  • Não faça sorteios com muita frequência. Uma ou duas vezes por ano é suficiente.

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O Resultado Final

Acontece que pegar toneladas de tráfego e até mesmo ganhar dinheiro com o Pinterest é mais do que apenas uma lenda urbana, está acontecendo com blogueiros inteligentes em todo o mundo.

Mas você não pode apenas sentar-se para trás e esperar até que os pinners vêm ao seu site e começar a comprar, você precisa tomar medidas.

Então pare de fixar coisas aleatórias e esperar que o tráfego flua, escolha uma dessas sugestões e dê um passo para colocá-la em prática. Apenas uma.

Depois conte para nós nos comentários deste post! Sucesso!

Qual é a sua reação?

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