Se tivesse que te dar um conselho de com ganhar dinheiro com um blog pessoal, independente da sua atuação, você precisa começar a escrever para um blog.
Independentemente do seu trabalho como freelancer, esta é uma forma completamente gratuita de espalhar as suas ideias e mostrar ao mundo o quanto você entende do tema em que está envolvido.
Mas para isso é especialmente necessário que o faça de uma forma correta.
Por melhores que sejam as suas ideias, se não as transmitir por um modo correto e eficaz elas irão estiver perdidas no meio do seu blog.
Mas de modo a resolver isso dou-lhe 10 dicas que deverá obter paran escrever um post fantástico. Mas para qual não restem dúvidas, dou-lhe aqui já dez motivos para escrever num blog:
- É especialmente gratuito, portanto não existem qualquer risco no qual está a fazer
- É possibilitado an escrever para milhares por pessoas num só post
- Pode ganhar dinheiro utilizando isso
- Por vezes dá origem a um livro
- Poderão surgir novas chances de trabalho através por leitores que leiam estes seus textos
- Adquire novos conhecimentos
- Melhora a tua capacidade de escrita
- Permite a criatividade
- Ajuda-o a destacar-se da concorrência
- É possibilitado a ser o seu serviço emprego a tempo inteiro em poucos meses
Fazer um texto de qualidade não é uma coisa inata. Por mais talento qual você tenha para a escrita, existem técnicas qual têm que ser aplicadas para que consiga mostrar a atenção do seu leitor.
Mas para isso existem algumas dicas de que tenho utilizado nos meus textos e contarei nesse artigo.
Isto não foi o segredo dos deuses. É uma mistura que aprendi ao ler quaisquer livros, mas principalmente através minha experiência ao escrever em jornais.
Escrever usando qualidade é difícil?
Foi e ao mesmo tempo não foi. Tal como tudo na vida, escrever um post com qualidade é uma mistura de muita prática com algum talento.
Como o talento é precisamente uma coisa inata, este trabalho na escrita pode vir a ser realizado de duas formas.
Escrevendo (como foi óbvio) e lendo. Passo cerca de uma hora do meu dia a ver e talvez umas cinco/seis horas a escrever. Não estou a dizer de que esta seja a medida certa para si.
Cada caso é um caso, mas o que quero que o leitor perceba é que para se conseguir um bom nível de escrita são que fazem falta centenas de textos escritos e muito estudo.
Porém para que o leitor escreva num blog, não espere estar preparado de modo a escrever lá. Crie este momento mesmo o seu blogue e comece a debater sobre a sua paixão.
Não se preocupe usando pormenores como o aspecto ou o que os outros vão pensar sobre estes seus textos. Comece somente an escrever e a praticar a sua escrita.
Mas para isso, aconselho que dê uma olhada nas nossas 10 dicas para escrever um post fantástico:
Dica #1 para o primeiro parágrafo
Muitos escritores gostam de andar an enrolar, enrolar e…enrolar! Não vão diretos ao assunto e acabam por deixar o leitor perdido sem saber este que está a ver, acabando muitas vezes por desabitar o texto antes de chegarem à parte essencial.
De modo a isso dou-lhe uma dica: o primeiro parágrafo foi essencial. Não apenas por ser determinante para estes motores de busca, porém principalmente porque é nesta fase que os leitores mais abandonam o artigo!
Não sei estatísticas exatas, mas um mau no primeiro parágrafo pode afastar mais ou menos 80 % dos leitores.
As primeiras linhas do seu texto devem ser sempre um misto do introdução com um pequeno resumo do que você vai debater.
Assim, não estará a tornar o texto monótono nem a deixar do parte o que foi realmente essencial: o tema que ele fala.
Aplique-se no primeiro parágrafo se quer aumentar a probabilidade de os leitores lerem o seu texto até mesmo ao fim.
Dica #2, mesmo que direto
É importante de que tudo o que transmite seja direto.
Que pelo momento os leitores retirem o máximo das as suas dúvidas e que percebam tudo o que foi escrito. “Se eu fosse muito burro, conseguia perceber este texto”?.
Foi a pergunta que deve fazer quando está a ler o seu artigo. Deixe-se de palavras dispendiosas só para parecer de que é mais esperto de que a maioria.
É determinante de que quase todos os leitores percebam tudo o de que você escreveu.
Opte por palavras simples e se pensa que o leitor não irá perceber este que você escreveu, “traduza” na frase seguinte este que queria dizer.
Dica #3, frases curtas
Cuidado usando aquelas frases que aparentam nunca mais terminar.
Uma frase com cinco palavras tem muito mais domínio que outra com 30. Mas se diz menos coisas, como pode deter mais significado? Passo an explicar.
Se você conserva continua demora a ler uma frase com 30 palavras, este mais provável é qual chegue à última palavra e não se lembra sequer da primeira.
Não quebre a capacidade por leitura e opte por frases mais curtas. É especialmente óbvio que por vezes não dá, mas evite esse gênero de situações sempre que possível.
Além disso, ao utilizar menos palavras passan uma sensação por ordem.
O que é especialmente essencial, visto que ao escrever um texto está a tentar ensinar algo e quando as pessoas estão an aprender necessitam de ordens.
Quantidade de palavras não é qualidade.
Dica #4, Divida em vários pontos
Esta dica serve essencialmente de modo a facilitar a leitura. Se reparar, aqui no blogue gosto de separar estes textos por vários pontos.
Isto serve para qual o leitor consiga ainda mais facilmente organizar as as suas ideias quando lê este texto.
Ter parágrafos enormes provocam uma confusão estilo ao leitor, acabando por dispersar an atenção do texto.
Evite escrever apenas três parágrafos por ponto. A partir daí parta para outro título.
Imagine o discurso de 1 político. Já reparou qual eles dividem tudo este que dizem em pontos. “Queria começar por expressar isto” ou “estes são os quatro problemas fundamentais da nossa sociedade” são apenas exemplos de um discurso político.
Assim, possibilita com que an imaginação de quem o ouvir comece a criar imagens sobre este que ele diz.
Alguém consegue imaginar um monte por letras seguidas? Não. E quando se divide isso por pontos? Fica mais simples.
Dica #5, Ligue uma frase à outra
Por vezes tenho a sensação por me perder quando leio textos. Isto acontece uma vez que a frase que terminou acaba por não deter ligação com an anterior.
Isto provocan uma quebra de raciocínio no leitor, que fica perdido desprovido saber onde ligar este fim de uma frase com an início dan outra. Portanto, não avalie numa frase de 1 modo isolado mas sim como a continuação do seu raciocínio.
Se puder agarre o adjetivo qual utiliza numa frase de modo a iniciar an outra. Irei lhe dar um exemplo. “O investimento da escola em novas tecnologias foi enorme.
Grandes foram similarmente identicamente conjuntamente os esforços dos professores para conseguirem o moderno material”. Este é 1 pequeno exemplo mas aparecem por vezes muitos mais. Repare saiba como liguei o “enorme” ao “grande”.
Ao utilizar 2 adjetivos (use sempre sinónimos e evite a mesma palavra), provocan uma leitura facilitada, aumento as possibilidades de o leitor andar a ler o seu texto.
Dica #6, Cuidado utilizando a pontuação
Adora utilizar reticências ou pontos por exclamação?
Talvez esteja pelo caminho errado. Muitos escritores adoram abusar disso, pensando que o seu conjunto de palavras fica com mais habilidade.
Mas lamento informá-lo qual o que dá formosura an um texto são as palavras que se usam e a ligação que as mesmas têm.
Abusar da pontuação acaba por deixar o leitor perdido e sem saber este que fazer e saiba como deve interpretar aqueles sinais. Use-os apenas em último caso.
Dica #7, Faça uma sequência lógica
Pense em seu texto como uma construção. Ele tem que deter um princípio, um meio e um fim.
Por isso, terá que equilibrar a lógica com o fato de ter que ser direto. Vou facilitar-lhe a vida. Presta atenção aos pontos que o seu texto deve seguir:
Comece por introduzir o ponto dando uma pequena ideia daquilo que vai discutir.
Contudo, não revele tudo já. Mostre apenas este início do problemas.
Explique os motivos porque está a falar sobre este ponto e o que pode ir ao leitor se não prestar atenção an ele. Deste modo, estará a despertar a curiosidade ao leitor.
Comece a desvendar a solução para este problema que apresentou. Se optou por dividir por pontos, defina as soluções mais importantes como as ímpares (ponto 1, 3, 5, etc) de modo a nunca adormecer este leitor.
Assim, quando ele começar an encontrar uma parte menos interessante, pelo parágrafo seguinte encontrará outra que lhe desperta a atenção.
Se puder, traga soluções extra, que não tão relevantes como as anteriores mas que funcionam como um bônus.
Conclua resumindo aquilo que fez, por um modo rápido e sucinto
Deixe uma questão, de modo a ocasionar mais comentários.
Seguir esta lógica é importante de modo a que os seus leitores se habituem a um gênero de texto.
Se um dia escreve contudo no texto seguinte troca completamente o modo saiba como escreve, estará a dar um número maior por leitores mas a todos ao mesmo tempo.
Trabalhe de forma organizada, até a escrever.
Dica #8, Coloque questões no meio do texto
Além de transmitir informação, é necessário qual leve o seu leitor à ação.
E quando falo nisto. não falo apenas em deixar 1 comentário no final do artigo.
Significa que este leitor a meio do texto terá que se questionar sobre o de que está a ler, terá que puxar pela própria cabeça. Para isso nada melhor do que.. responder an uma pergunta.
Portanto, por vezes a meio do artigo coloque uma pergunta.
Convém que a resposta seja óbvia, para lançar an entender ao leitor que ele está a perceber sobre o tema.
Dica #9, Cuidado com a repetição!
Por vezes reparo escritores em blogs de que gostam de repetir mil vezes as palavras chave. Eu sei que isso ajuda na indexação, porém não abusem! Isso deve ter um limite.
E esse limite é a percepção que o leitor está a ter do texto. De que vale a pena deter um texto muito bem rankeado se ninguém tem paciência para o ler?
Chegue ao equilíbrio entre as palavras chave e uma leitura fluída do post.
Dica #10, A regra destes três
Este é este último conselho mas não o mesmo importante. Quando quiser se referir a qualquer coisa, fale nela três vezes.
Vou lhe dar um exemplo. Consegue lembrar-se do início do post?
Começamos com “Seja advogado, psicólogo ou jornalista.. ”. Ora, se reparar usando atenção, cada vez que queremos enumerar uma coisa utilizamos isso três vezes.
O motivo é simples. Uma vez é pouco, duas continua o bom trabalho a saber a pouco e três é equilibrado.
Esta técnica é bastante utilizada por Barack Obama. Preste atenção quando ele discursa e verá esse pormenor.
Conclusão
Pratique no quotidiano várias horas por dia Leia textos dos melhores escritores e veja como eles fazem.
Tente “desmontar” artigos dos blogs mais conceituados e veja como eles fazem.
Peça a opinião de outras pessoas a cerca de os seus textos
Dê tempo até começar an escrever artigos realmente bombásticos
Releia o que escreveu
Deter um blog é um serviço que pode ajudar em bastante o seu negócio. Tanto para dar a conhecer o seu trabalho tais como para ter mais um jeito de rentabilização, já não há desculpas para não deter um blog.
Contudo, de modo a poder aproveitar ao máximo essa vertente terá de que conseguir fazer artigos do qualidade.
Para isso foi que deixamos as nossas dez dicas, que espero que ajudem o leitor a melhorar a sua própria capacidade de escrita.
Ficou com alguma duvida? Faça uma comentário abaixo.